20 de outubro de 2009

Nomes que eu não gostava de ter



Em primeiro lugar, «Marta», porque é nome de animal. Não percebo que moda foi esta de dar nome de animal a pessoas. Daqui a pouco chamamos aos nossos filhos e netos minhoca ou cadela ou panda. Não é justo!
Depois, aqueles nomes importados dos sítios onde os nossos tios foram imigrantes, como «Bianca» (que só é válido se a rapariga for caucasiana. E ariana. De resto, não funciona) ou «Bionda» (vão chamar burra a outra, sim?!)
Agora, um fenómeno recente: pegar em substantivos comuns comuns1 e torná-los nomes próprios incomuns2. Exemplo? «Oceano». Temos o Atlântico, o Índico, o Pacífico e o preto. Não, não estou a confundir com o mar negro. É o outro, o Oceano da bola. Agora aparece uma figura na sociedade portuguesa que se chama «Oceana». Para quê, digam-me? Havia alguma necessidade?! A miúda até é gira - não merecia esta cruz…
E ao falar no oceano preto, lembrei-me de “mar negro”. E não é que «Mar» também é nome de gaja? De cada vez que a Mar come sardinhas, ouve: “Oh Mar, cheiras a peixe!”. Pronto, acho feio. Os pais deviam debruçar-se sobre estas coisas. Não é por acaso que se demora 9 meses pra nascer!
Uns espertalhões, para contornar a questão do nome «Mar», acrescentaram-lhe um “a”. Ora, «Mara» não é mais que «Oceano» no feminino. A Mara passa a vida toda a ser confundida com a «Maria», como se tivesse de repente passado pelos Queijinhos Frescos3 em “o que é que fizeste ao «i»? Tirei-o do lête e pus-i-o no caféi”…
Mas um nome que realmente nunca teria na vida é «Conceição»: “Ai é muito católico o nome e tal, muito bonito e o camandro”. Ai é?!?! Toda a gente sabe que «Conceição» é nome que deriva de “concepção”. E conceber é foder…
_________________________
1 - Está repetido de propósito
2 - Já se percebeu?
3 - Referência válida apenas a quem tenha mais de 25 anos. E mesmo assim, é tramada.

19 comentários:

J. Maldonado disse...

No Brasil ainda é pior, criam nomes estranhos, que não são portugueses nem estrangeiros...

Sophia disse...

Pois, já que se fala no Brasil... tenho um amigo brasileiro que trata uma amiga nossa carinhosamente de "Xaninha"... Até aqui tudo bem porque o nome dela é Alexandra... mas alguém sabe o que significa "xaninha" para os brasileiros?
A comédia total... só vos digo! =)

Kiddo disse...

És um génio, minha cara, um génio! :)

Agora gostava era de saber o teu nome, ahah.

Cirrus disse...

Não conheço nome próprio que não seja estúpido. Essencialmente, todos o são, menos o meu. Porque todos os outros não são o meu. Se soubesse o teu nome, de certeza o acharia estúpido como uma porta!

Cat disse...

Curioso, conheço uma Máxima e o meu "pseudónimo" para gajos chatos é Marta.

Filipa disse...

AH AH AH

Belo post.

Acabadinha de chegar do Brasiu, o que tenho para te dizer é que, por lá, terias materia para mais uns 15 posts do género.

Conhece 976 Michael Jacksons, 155 Rolands, uns tantos Richards, e outro tanto de Gilsinéia, Emerson, geferson e merdas do género!!!

1REZ3 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
1REZ3 disse...

E Ambrósio, que é nome de chocolate?

de Marte disse...

Maldonado,
no Brasil criam-se nomes próprios a partir de substantivos comuns! É lindo! E os estrangeirismos, as importações americanas-aportuguesadas. Divinais.

de Marte disse...

Sophia,
Xaninha é muito mau... :)
E a Xaninha não se importa??

de Marte disse...

Mars,
Correndo o risco de estar a ser injusta... só tu me compreendes!!!!
:P

O meu nome não é banal, mas não quer dizer nada de especial. Há várias correntes explicativas, entre as quais: origem alemã e nome de flor.

Ui, florzinha!!! :)

de Marte disse...

Cirrus,
o meu nome é estúpido como DUAS portas! E várias janelas. Das grandes.

de Marte disse...

Catwoman,
Máxima confesso que não está na lista dos meus nomes preferidos... E... "Marta" para os gajos chatos? Por alguma razão em especial?

de Marte disse...

Filipa,
isso é que foi conhecer gajos no Brasil.... :) Para lá de 1000 em 15 dias...?

Eheheh.

de Marte disse...

13,
Ambrósio é nome de chocolate??
Não conheço os chocolates ambrósio...

Ou isso é tipo daquelas piadas, como os "ailerons Matias"?? :)

1REZ3 disse...

Marte,
é uma achega...

summer disse...

ohmygod xD nunca tinha pensado nos nomes dessa forma, mas realmente, é cada um, então conceição xD

de Marte disse...

13,
aaaaaaai chega chega chega chega a minha aguuuuuuuulha...

de Marte disse...

Summer,
conceição é assustador!!!!!!!!
Lembras-te de mais algum nome assim pró esquisito?!